A importância da calagem para elevar o pH do solo e disponibilizar nutrientes

A maioria dos solos brasileiros apresenta restrições ao crescimento das principais plantas cultivadas devido ao excesso de acidez, presença de alumínio tóxico (Al3+) e baixos teores dos nutrientes essenciais cálcio (Ca) e magnésio (Mg). No entanto, esses fatores prejudiciais ao cultivo agrícola podem ser manejados por meio da prática da calagem.

Assim como tomamos antiácidos para aliviar a acidez estomacal, a calagem atua de forma semelhante no solo, eliminando o excesso de acidez por meio da aplicação de materiais como carbonatos de cálcio e magnésio (CaCO3 e MgCO3), que reagem e neutralizam os compostos responsáveis pela acidez.

A acidez do solo é determinada pela quantidade de íons hidrogênio (H+). Quanto maior a concentração de H+, maior é a acidez, tanto no solo quanto no estômago. O pH é utilizado para medir o nível de acidez, variando de zero (máxima acidez) a 14 (mínima acidez).

No Brasil, as análises químicas de solo geralmente indicam o pH em duas metodologias: pH água (H2O) ou pH com solução salina (CaCl2). Em geral, o pH água é cerca de 0,6 unidades maior que o pH CaCl2, ou seja, um pH água de 6,0 corresponde a um pH CaCl2 de 5,3.

Qual é o pH ideal para o solo? Em geral, as principais culturas no Brasil se desenvolvem bem em um pH entre 5,4 e 6,0 medido em água, ou entre 4,8 e 5,4 medido em CaCl2. No entanto, não há uma recomendação única devido à grande variação entre tipos de solo, clima e cultivares.

Normalmente, a disponibilidade adequada de água, teor elevado de matéria orgânica e nutrientes no solo, uso de variedades resistentes e outros fatores podem permitir o desenvolvimento satisfatório das plantas mesmo em faixas de pH abaixo das indicadas.

A calagem proporciona a disponibilização de cálcio e magnésio para as plantas. Por meio da aplicação de um antiácido, os íons H+ são retirados da solução do solo, geralmente pela ação de oxidrilas (OH-), formando água (H2O) e reduzindo a acidez pela elevação do pH. Outro produto da reação do bicarbonato ou carbonato é o gás CO2, que é formado quando o bicarbonato é dissolvido em água. Esse mesmo gás é liberado quando um ácido entra em contato com calcário ou mármore.

As vantagens da calagem são diversas. Com a elevação do pH, ocorre a eliminação do Al3+ do solo. Esse elemento inibe o crescimento radicular de plantas não adaptadas, o que inclui algumas das principais culturas como soja, milho, trigo, tomate, cebola, beterraba, batata entre outros.

Postagens Recentes

  • Sem categoria

Calcário no solo: Descubra os 6 principais benefícios para a agricultura

O uso do calcário no solo tem se tornado cada vez mais popular entre os…

  • Sem categoria

Calcário Pirecal Filler: A solução eficiente para a correção de solo

O Calcário Dolomítico Filler da Pirecal é a escolha ideal para os agricultores que desejam…